CERTIFICADO ENERGÉTICO
- Bernadette Leal Cailleux

- 4 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de jun. de 2020
Sabe o que é um Certificado Energético?
Pois bem, um certificado energético é um documento que avalia a eficácia energética de um imóvel emitida por técnicos da Agência para a Energia (ADENE). Este avaliação é feita através de uma escala de A+, que significa muito eficiente, a F, que significa pouco eficiente.

Este documento não só diz o consumo energético, como também medidas para melhoria da redução do consumo, sendo este válido durante 10 anos para edifícios de habitação e pequenos edifícios de comércio.
Se quer colocar o seu imóvel à venda ou para arrendamento, o certificado energético é obrigatório e tem de ser apresentado na celebração do contrato compra e venda, caso não aconteça sujeita-se a pagar uma multa.
Existe alguns aspetos que determinam a classe energética, como:
- Localização do imóvel;
- Tipo de edifício;
- Ano de Construção;
- Equipamentos ligados à climatização;
- Produção de águas quentes sanitárias;
- Paredes, pavimentos, entre outros…
Para obter o certificado energético do seu imóvel tem de solicitar um perito qualificado da sua área de residência e entregar cópias da planta da casa, a ficha técnica de habitação, a certidão de registo na conservatória, a caderneta predial e outros documentos com algumas especificações técnicas.
O valor deste documento varia consoante alguns aspetos, como a tipologia do imóvel e área útil , e pode demorar 2 ou 3 dias a ser emitido.
Quer vender a sua casa e ainda não têm Certificado Energético? 🏡
Eu posso ajudar!
#iadportugal #bernadettecailleux #investiralgarve #algarve #realestate #imobiliária #certificadoenergético #energeticcertificate #portugal #vendercasa #comprarcasa #documentação #documents



Comentários